Matérias

Steve Lukather

Steve Lukather (foto - Gene Martin)

Pode ser que lendo o nome desse grande guitarrista, você não se lembre de imediato. Mas com certeza já o ouviu tocando, seja em algum cd ou algum show.

Posso citar uma música que é certeza que já tenha ouvido e talvez nem soubesse que era ele tocando: o grande clássico Thriller de Michael Jackson. O solo feito nessa música é de Eddie Van Halen, mas Steve gravou todo o restante deste CD que é o mais vendido na história, com mais de 50 milhões de cópias! E este é apenas um exemplo para que possa avaliar a importância de Steve no meio musical.

Estima-se que Lukather participou de mais de 1.500 gravações!!! Para se ter uma idéia, só neste ano de 2012, ele esteve tocando pelo mundo com alguns projetos, como: Rock meets Classic; G3 (com Joe Satriani e John Petrucci) e com ex-Beatle Ringo Starr & his All Star Band.

Também divulgou seu último CD com a tour mundial All’s Well That Ends Well e com sua banda de longa data, Toto.

Essa banda merece um destaque em especial na sua carreira. Formada em 1978 por grandes musicos, como Jeff Porcaro, Bobby Kimball, David Hubgate. Lukather entrou com apenas 19 anos e não parou desde então. O Toto teve muito sucesso na década de 80. Com a banda, ganhou 3 Grammys e gravou mais de 10 albuns de estudio. Sem contar os diversos lançamentos ao vivo e compilações.

EQUIPAMENTOS

Set-up Antigo

Steve sempre teve diversos equipamentos. Muitos deles como endorser de grandes marcas (como Valley Arts, Ibanez, Fernandes). Possui uma coleção de guitarras que inclui uma Gibson Goldtop 59, usada em muitas gravações e clips no início de sua carreira e uma Fender Squire de 51! Modelo que depois recebeu o nome de Telecaster.  Além de muitas outras preciosidades!

Assim como a grande maioria dos guitarristas nos anos 80, usou muitos efeitos e amplis diferentes. Tinha verdadeiras “geladeiras” repletas de racks. No vídeo abaixo, ele fala um pouco sobre esses equipamentos. Quem cuida do set de Steve desde essa época até os dias de hoje é a lenda dos efeitos, Bob Bradshaw, da Custom Audio Electronics.

Nas fotos a seguir, as “geladeiras” que Steve usava:

Mas vamos dar um pouco mais de atenção para sua guitarra nessa época. Durante muitos anos a principal era chamada por ele de Robot. Construída pela Valley Arts em 1978 com um trabalho interessante de aerografia.

Valley Arts Custom - Robot

*Corpo: Mogno
*Braço: Bird´s eye Maple
*Escala: Ébano
*Ferragens: Ponte Floyd Rose; Tarraxas Gotoh
*Captadores EMG: EMG 85 (Ponte) e EMG SL-20 (Meio e Braço)
*21 Trastes

Detalhes da Robot (foto - Andy Brauer)

Set-up Atual

Nos anos 90, a Valley Arts foi vendida para a Samick. Dois funcionários responsáveis pelas guitarras de Lukather na Valley, o designer Dudley Gimpell e o luthier Mike McGuire foram trabalhar na Music Man.

Naturalmente Steve foi para lá também, com a indicação de seu amigo Eddie Van Halen (endorser na época) e dos dois responsáveis por suas guitarras. Daí surgiu sua parceria com a empresa, sendo criado seu novo modelo signature, no ano de 1994.

Assim nascia a LUKE, que é uma guitarra feita sob suas especificações, assim como o set de captadores EMG, o chamado SLV Set. Esse kit é composto por um humbucker EMG 85 para ponte e dois singles EMG SLV. Esses singles são parecidos com outro modelo, os SAV, mas com as sugestões de mudança de Luke.

*Corpo: Alder ou Mahogany
*Braço: Maple ou Mahogany
*Escala: Rosewood ou Ébano
*Ferragens: Ponte Music Man tremolo e tarraxas Schaller
*Captadores: EMG Steve Lukather Kit
*22 trastes

Ponte feita pela propria Music Man

Com o passar dos anos, Steve simplificou seu equipamento. Assim como a grande maioria dos guitarristas que usavam muitos periféricos em racks nos anos 80: voltou a usar pedais em seu set de efeitos.

As duas fotos a seguir (retiradas do seu facebook oficial) mostram os efeitos e amplis usados por Steve em suas últimas turnês. Como todo guitarrista, esse set-up está sempre em mudança. Hora entra um pedal, sai outro…sua busca pelo set ideal nunca termina!

No vídeo a seguir, Steve fala sobre algumas de suas guitarras usadas na tour e um pouco sobre sua pedaleira.

Atualmente é endoser da EMG Pickups, Guitarras Music Man, violões Yamaha, Efeitos Custom Audio Electronics e Dunlop.

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações sobre a carreira de Steve Lukather:

Site Oficial

Twitter

Canal no Youtube

Meu nome é Fabiano Amorim e essa foi a estréia da minha participação aqui no Blog da Pauleira. Espero que tenham gostado e que este seja o primeiro de muitos posts!

5 thoughts on “Steve Lukather

  1. Fabiano, gostei muito de sua estreia! Materia bastante completa e interessante!!!
    Para completar – vc e Conrinthiano!!
    Do tem q dar certo mesmo! 🙂

  2. ai meu brother sabe dizer quais efeitos e regulagens que ele usa na musica Tears Of My Own Shame ? 
    quero tirar um som parecido aqui mais nem consigo chegar perto!1 grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *