Customização

TeleStrat

Em alguns projetos especiais, optamos pelo trabalho em cima de kits pré usinados para que possamos adequar um instrumento modelo padrão (como Tele, Strato, Jazz Bass, Precision, Les Paul…o que existir disponível no mercado) para as necessidades de cada um. Esclarecendo que não é apenas a junção de um corpo e um braço prontos, existe também a preocupação com a parte mecânica, sonora, funcional e visual.

Mas porque escolher um kit ao invés de construir um instrumento do zero?

Custo, rapidez, agilidade, precisão…somos sempre a favor da tecnologia mas também respeitamos a ideia de liberdade para mudar o que quiser a qualquer momento. Aproveitando os recursos tecnológicos como uma forma de aumentar a liberdade do nosso desenvolvimento e não o contrário.

Sendo assim, resolvemos compartilhar com vocês um estilo de serviço que a Pauleira vem prestando nesses últimos anos para pessoas que curtem a construção de modelos clássicos de guitarras e contrabaixos: a Customização de Kits.

telestrat2
Corpo modelo Tele: Cedro + Imbuia

O Projeto TeleStrat surgiu da idéia de unir partes compradas semi prontas. A vantagem é que a parte de construção está feita. A desvantagem é que se não souber configurar a sua compra de partes avulsas (braço, corpo, peças), principalmente se for um instrumento já com pintura, e a ideia for apenas instalar as peças e regular, toda essa facilidade pode se tornar um problema ainda maior quando a guitarra não afinar as oitavas, ou o braço não encaixar, ou as cordas saírem fora dos polos dos captadores, ou…

telestrat3

Neste corpo, não havia a furação da ponte, e a cavidade de encaixe do braço com o corpo estava pouco profunda facilitando assim a instalação do novo braço e acerto do posicionamento da nova ponte.

telestrat4
Desenho para visualização do novo visual hibrido de Tele misturado com Strato (escudo e cavidades para instalação de captadores e eletronica).

O corpo original, encomendado pelo próprio cliente na Luthieria Brasil, sofreu um B.O. na hora da entrega: assaltaram o carteiro! Onde que os caras vão esconder o corpo?!?!?!

Para resolver a situação, a Luthieria Brasil gentilmente resolveu este imprevisto com toda atenção.

telestrat5

“Essa aventura começou em Outubro de 2013 e foi se estendendo até hoje com diversas modificações, até chegarmos a esse resultado.” – André Coelho

O André estudou, pesquisou, trocou idéias até finalmente chegar a um resultado do que seria um modelo ideal para seus estudos. Tanto em termos de timbre quando de anatomia, visual e qualidade de peças. Começamos a conversar sobre a TeleStrat há uns dois anos e no início deste ano tivemos o prazer de poder realizar e concluir algo diferente e com muitas histórias agregadas.

telestrat6

Basicamente, o conceito é: corpo de Tele, com estudo de TeleCustom 72, configuração eletrônica misturando Strato com Tele Custom, com LP, com Pauleira, ponte tremolo e braço tipo Strato….se perderam?

telestrat7
Furação para Tremolo 2 pivos
telestrat8
Ponte Tremolo Wilkinson WVS50IIK

telestrat9

O que fizemos até agora foi aproveitar o formato Tele usinando a parte frontal, bem como a cavidade traseira das molas para receber uma configuração diferenciada de captadores e componentes.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de esclarecer que apesar de trabalharmos com a customização de kits prontos, não deixamos de construir guitarras ou contrabaixos. O que mudou foi o critério de escolha entre o que construir e o que aproveitar entre as possibilidades que já existem no mercado, favorecidas pela tecnologia. Orientando assim o cliente a investir da melhor forma em suas idéias.

telestrat11

Projetamos o escudo de acordo com as dimensões do corpo e encaixe do novo braço – enquanto o mesmo não chegava para a continuidade do serviço.

Configuração eletrônica
– Captador do Braço: Tradicional Texas Malagoli
– Captador do Meio: Tradicional Texas Malagoli
– Captador da Ponte:Hot Blade Malagoli
– Potenciometros: Alpha
– Killswitch push button
– Chave: Chave Freeway 6 posições 3×3 – 03 (tipo Gibson)

Essa chave é sensacional! Ela tem as dimensões para encaixe em uma cavidade padrão de Les Paul além do visual da Chave Toggle. A diferença é que ela possui uma placa de circuito para fazer as ligações e seis posições para diferentes tipos de configurações entre os captadores.

telestrat11freeway

Neste esquema da TeleStrat, a configuração da chave trabalha da seguinte forma:

telestrat11freewaylegenda

Quem quiser saber mais é só dar uma conferida no site da Freeway.
telestrat12

Na fase de pintura, foi solicitada a aplicação da cor cinza, com friso branco e tudo com acabamento brilho. Optamos por aplicar nosso Cinza Tubarão para dar um “punch” no visual!

telestrat13
Blindagem com cobre, montagem e regulagem com molas PSP Gotoh e tarraxas Wilkinson

E assim chegamos ao resultado do nosso projeto TeleStrat:

Obrigada Andre Coelho, demoramos, mas fizemos questão de compartilhar seu projeto!

telestrat29
“A guitarra ficou linda! E o mais importante, com um timbre muito rico! Braço macio e diversas possibilidades de seleção de sons graças a chave free way de 6 posições.”

E seu fiel escudeiro Pedrinho que é o grande cabeça dessa história toda…

Jpeg

9 comentários sobre “TeleStrat

  1. Putz…

    Eu disse que quando fosse vê-la pela primeira vez ao vivo eu ia chorar…. Mas a adrenalina do momento apartou as lágrimas.

    Porém, lendo a matéria agora e lembrando de todos os passos, percalços, e-mails (vários!!!) é impossível de segurar… É um mix de sentimentos.

    Não me considero um guitarrista. Me lembro da primeira vez que nos encontramos, quando eu disse a você que me considerava um “semi amador”. Não mudei muita coisa não desde então, rsrsrs. Mas tenho uma paixão tão grande pelo instrumento. O cheiro da madeira, as cores, ferragens, os timbres…. Ahhh, que coisa linda!

    Paula, desde a primeira vez que nos encontramos você me tratou com respeito e carinho. Nunca negou ajuda, nunca fechou os ouvidos para as minhas ideias, nunca se negou a trabalhar nas minhas guitarras, por mais simples que fossem. A sua integridade como pessoa e como profissional são o que fazem da Pauleira Guitars a fábrica de sonhos que ela é.

    Não poderia ir embora sem agradecer imensamente ao Fábio Montone, Erico Malagoli, Luthieria Brasil (Ariel, meu muitíssimo obrigado!) e a todos os meus amigos e familiares que ficaram horas e horas e horas me ouvindo falar de madeiras, captadores, cores, temas e afins.

    Um abraço a todos!!

    Keep Rockin’!!

    AC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *