Arte e DesignCustomização

Batman SG Custom

Cuidado…ele voltou!

SG_BatmanInaugurando as postagens do Blog Pauleira de 2014, apresentamos mais uma Bat-guitarra! Só que completamente diferente da nossa querida Les Paul Begins – que já fez muito sucesso por aqui e foi inspiração para a customização a seguir. Vejam só:

SG_Batman1Começou com o rolê na Teodoro para encontrar uma guitarra modelo SG que tivesse marcações de “bolinhas” na escala (dots) e um bom custo-benefício (tá querendo demais né?).

Gente, tem SG até na feirinha da Benedito, até no Outlet Adidas. Agora com dots na escala…

SG_Batman2Bom, para manter o foco e não perder a paciência com a historia da Teodoro neste momento, eu encontrei a guitarra perfeita para a minha encomenda (preço, qualidade, bolinhas na escala, SG) na G2 Instrumentos Musicais e Luthieria…

SG_Batman3A G2 é uma loja de usados, novos, semi-novos, SG’s com marcações em dots na escala e luthieria também!

SG_Batman4 …é, foi lá na Teodoro mesmo hehe, bem no momento que eu tinha desistido e resolvi passar lá apenas para dar um oi para meu amigo Fabio Grunig!

SG_Batman5Mas foi muito engraçado a guitarra estar pendurada bem na frente da loja. Ao mesmo tempo que encontrei o que precisava, acabei prestigiando o trabalho de um amigo.

SG_Batman6
Epiphone SG Special: criada com o intuito de tornar mais acessível o tradicional modelo SG.

Desmontando a guitarra…

SG_Batman7
Corpo em mogno
SG_Batman8
Braço parafusado em maple.
SG_Batman9
Escala em rosewood….e com DOTS marcando as casas! \o/

Então vamos ao EXTREME MAKEOVER da SG Special!

SG_Batman10O modelo SG foi escolhido pela similaridade ao estilo “batminiano” a ser aplicado.

Começamos traçando os limites dos cutaways para mapeamento dos limites da nossa criação.

SG_Batman11 Adequando os traços SG para traços mais Batman.

SG_Batman12 Com algumas modificações nas curvas do Batman, chegamos a um molde interessante para confeccionar o novo escudo da SG.

SG_Batman13Para o headstock também criamos um molde para aplicação de acrílico. Mas antes, vamos quebrar um pouco o clima Epiphone…

SG_Batman14 …começado pela marcação dos limites a serem eliminados do headstock.

SG_Batman15SG_Batman16 SG_Batman17 SG_Batman18 SG_Batman19 SG_Batman20

Nesta customização escolhemos 3 partes para batmizar: o headstock, o escudo no corpo, a peça de acrílico que será aplicada no headstock e uns batminhas na escala…vamos ser se rola…

SG_Batman21 SG_Batman22 SG_Batman23 Acima, o corte das peças de acrílico (escudo e headstock)…nessa hora tanto o corpo quanto o braço estão recebendo outra pintura nas dependências da Music Kolor.

E enquanto isso, partimos para a parte mais tensa da guitarra: os bat-inlays.

SG_Batman24Pingentes em madrepérola comprados na região da 25 de Março (SP) foram os materiais utilizados para a confecção dos mini-morcegos que irão compor o novo visual da escala…

DAÍ O PORQUE DA ESCALA COM BOLINHA! Assim as marcações dos batmans podem encobrir os dots facilmente.

SG_Batman25Haja coração!

Cada peça tem um tamanho diferente. Foram impressos em papel adesivo para facilitar o acabamento.

SG_Batman26Acabamento com limas.

SG_Batman28Peças finalizadas para incrustação.

Para alinhar as peças na escala e fazer um bom trabalho, é importante sempre marcar os espaços, centralizar todas as peças para que o visual final fique bem equilibrado.

SG_Batman29SG_Batman30

SG_Batman31 SG_Batman32 SG_Batman33 SG_Batman34 SG_Batman35Calços para ajustar algumas peças que possuíam um lado bem mais fino que outro.SG_Batman36SG_Batman37 SG_Batman38

SG_Batman39
Acertando os ultimos buracos com massa para madeira.
SG_Batman40
Tingimento da escala

SG_Batman41 SG_Batman42 SG_Batman43

Colagem das peça de acrílico no headstock.

SG_Batman44SG_Batman45

Ajustes finais do escudo com o corpo da guitarra.

SG_Batman46

SG_Batman50
Chanfros em todo contorno do escudo.
SG_Batman47
Centralização do escudo no corpo e do cover do captador no escudo.

SG_Batman48SG_Batman49

SG_Batman54
Ajuste do escudo no encaixe do braço.

SG_Batman51 SG_Batman52

Covers dos pickups e cordal com gravação a laser.SG_Batman53

Finalizando com a elétrica! SG_Batman55

E assim temos uma nova Bat Guitarra com muito trabalho,, muita arte e principalmente muito carinho!

SG_Batman56 SG_Batman57 SG_Batman58 SG_Batman59 SG_Batman60 SG_Batman61 SG_Batman62

44 thoughts on “Batman SG Custom

    1. Valeu Cesar!! 🙂
      O interessante dessa é que ja esta pronta e voce pode ter uma ideia de que aqui nao temos muitos limites hehhe…com tema ou sem tema a gente coloca arte, carinho e muita criatividade nos instrumentos! Um abraço

  1. Caramba! Estou boqueaberto! Só não faria numa Epiphone Special. Mas então, gostaria de saber quanto custa em média pra fazer todo esse trampo maravilhoso aí.

  2. Paula, parabéns por mais este incrível trabalho. Aprecio e acompanho suas postagens. Uma dúvida me surgiu. Nesta SG  Special, na foto do corpo desmontado vc afirma ser mogno (não duvidando de sua palavra, que fique claro! rsrsrs). Eu tive uma SG Special e ao desmonta-la na primeira vez, vi que o corpo era laminado, ou seja, compensado.  Estou enganado ou esta tb tem o corpo em “laminado” de mogno?

  3. Santa SG, Paula!!! #PiadaPronta Hehehehehe…

    O q eu achei mais legal no projeto, além dos bat-inlays, foi a ideia do escudo. Pura criatividade!!! Só quem faz realmente aquilo q gosta, tem resultados assim… Parabéns por mais um trampo fantástico, Paula!!!

    Pra finalizar, e assim como o Ricardo, te pergunto: Essa Epi Special tem corpo laminado? Ou é mogno maciço?

    Bjão!

  4. Impressionante! Não sei o que mais me deixou boquiaberto, se foi o headstock, inlays o escudo ou as ferragens hahaha. Eu não curto Batman, mas vendo essa bela SG me sinto como se fosse o maior fã hahahha.

    Paula, parabéns pelo trabalho. Mas você poderia me dizer aonde você compra as capinhas para os captadores?

  5. Olá Paula! Conheci seu site por acidente (ou desígnio divino rsrsrs) e virei teu fã! Toco guitarra por hobby e levo choques com ela também… lembra-se da sua primeira guitarra? kkk… Parabéns pelo seu trabalho e por falar abertamente sobre o seu ofício, o que é uma característica dos bons profissionais, já que todos sabemos que na hora de meter a mão na massa é que a coisa pega! A Batguitarra 2 ficou demais!!!

  6. Muito legal ! ficou demais, parabéns Paula!

    Uma dúvida sobre SG´s, recentemente me desfiz que de uma guitarra SG SX pois apareceu uma troca irrecusável, sou louco esse modelo já tive Epiphones Korina e Faded e estou correndo atrás de outra pois gosto muito do braço, mas o neck dive ainda me incomoda um pouco, mesmo com correia mais larga ou prendendo a correia no cutaway, to pensando em colocar um lastro mas não queria colocar nada na cavidade da elétrica, existe alguma ponte que acrescente um peso a mais no corpo da guitarra ou teria que ser mandando fazer? Será que 1 kg a mais já equilibra ela ?
    Caso existe você pode me indicar onde conseguir ?

  7. ola, vcs vendem tambem a escala ja raiada e com os trastes? se sim quanto sairia a escala+inlays. obrigado e parabens pelo trabalho q vcs realizam.

    1. Fala Vinicius, se estiver disposto a desafiar o cavaleiro das trevas, podemos conversar sim! rsrsrs
      Existem várias possibilidades de fazer uma assim, podemos construir do zero, você pode comprar uma SG nova ou usada (legal se achar uma dessas com marcação em dots, porque fica fácil de modificar os inlays da escala e elas têm um preço super acessível), ou podemos comprar e fazer um orçamento completo. Fique à vontade para fazer um orçamento através do e-mail inbox@pauleira.com.br. Abração!!!

  8. Cacara que coisa mais linda, eu tenho uma dessas SG e curto demais, mas essa temática do Batman ficou show de bola.
    Por acaso aceita encomendas pra fazer ?????

  9. Que Pauleira, Parabéns top das top demais, eu que estou só querendo fazer o pequeno escudo entre o final do braço e o captador da minha SG estou achando meio tenso kkk e ver isso me encorajou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *