Acústicas ou Semi-acústicas?

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Esses dias estive estudando e comparando guitarras acústicas e semi-acústicas e me deparei com um grande dilema virtual e literário em torno desse assunto. Qual ou quais as principais diferenças entre elas? Existe? Não é tudo a mesma coisa?

Por isso, a intenção desse post é de esclarecer as principais diferenças entre esses dois tipos de construção de guitarra.

Em primeiro lugar, já começa com o termo guitarra (guitar) que, para o resto do mundo identifica tanto guitarra quanto violão – termo que só nós utilizamos na língua portuguesa. Vejam os significados dos termos em inglês por exemplo:

Electric Guitar (Solid Body): Guitarra

Electric Guitar (Hollowbody): Guitarra Acustica

Electric Guitar (Semi-Hollowbody): Guitarra Semi-Acustica

Acoustic Guitar: Violão

Acoustic-Electric Guitar: Violão Eletro acústico

Trataremos aqui a guitarra acústica como guitarra. Violão é outro assunto…

A principal diferença entre os dois tipos em questão é que as GUITARRAS ACÚSTICAS são totalmente OCAS enquanto as SEMI-ACÚSTICAS possuem uma parte OCA e outra SÓLIDA.

Vamos analisar cada uma delas…

GUITARRAS ACÚSTICAS


Gibson ES-150 Electric Spanish

Este é o primeiro modelo de guitarra acústica que foi introduzido ao mercado pela Gibson em 1935. Com a intenção de se amplificar o som dos violões que acompanhavam as Big Bands em meados dos anos 20, a guitarra acústica nada mais foi do que uma evolução do violão: caixa toda acústica – com uma estrutura interna um pouco diferente para que pudesse sustentar melhor o peso das cordas, tampo abaulado, bocas em “F” (f-holes) captadores agregados ao tampo, uma ponte apenas apoiada a esse tampo abaulado (ou arch top) e um cordal para segurar as cordas sem que essas pudessem exercer uma maior pressão sobre este tampo.

Guitarra muito utilizada por Charlie Christian, guitarrista de jazz, o qual popularizou o uso da guitarra acústica e fez com que o captador levasse seu nome.

Nessa mesma época, entre 1932 e 1935 a Rickenbacker também idealizou um modelo parecido com o da Gibson:

The Rickenbacker Electro Spanish

Veja abaixo a estrutura de uma guitarra acústica:

Muito parecida com a estrutura de um violão: inteiramente oco, formada por tampos frontal e traseiro, faixa lateral, fundo, mas com relevo no tampo frontal e traseiro.

A Gibson, na década de 40, desenvolveu diversos modelos de guitarras acústicas da série ES com um, dois e até três captadores. Saiba mais sobre os diversos modelos.

Com o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, devido ao desenvolvimento tecnológico, a ampliação de recursos de comunicação entre outras consequências que colaboraram para o crescimento industrial, outras marcas passaram a desenvolver guitarras acústicas: Guild, Gretsch, Epiphone (posteriormente comprada pela Gibson – 1975).

GUITARRAS SEMI-ACÚSTICAS

Gibson ES-335TD

Este é o primeiro modelo de guitarra semi-acústica que foi introduzido ao mercado pela Gibson em 1958. Nesta época, o desafio era acabar com o feedback (microfonia) causada pela cavidade acústica com o instrumento amplificado e mesmo assim manter a característica sonora de um instrumento acústico. Seguindo a mesma concepção dos modelos acústicos – aberturas sonoras em F, tampo abaulado, e cavidades acústicas – o tipo de construção do corpo passou a possuir também um bloco maciço na parte central tanto para apoiar captadores, pontes quando para diminuir o feedback da guitarra.

Veja abaixo a estrutura de uma guitarra acústica:

Corpo com um bloco central sólido, faixas laterais, tampo frontal abaulado (arch top) e traseiro – mais finos em relação à acústica. Permite a instalação de pontes fixas no bloco maciço.

Nesta época, diversas empresas de instrumentos musicais já estavam trabalhando com guitarras acústicas, semi-acústicas, sólidas e semi-sólidas (estas possuem maior massa de madeira – mais do que o bloco central das semi-acústicas – e pequenas cavidades ocas em seu interior – com aberturas sonoras no tampo).

Para conhecer mais sobre guitarras acústicas e semi-acústicas

•Internet:

Benedetto

Epiphone

D’Angelico

Bill Comins

Holst

Guild

Gretsch

Rickenbacker

Harmony

Grimshaw

Hofner

•Livros:

Bacon, Tony. The Ultimate Guitar Book, (DK) Dorling Kindersley Publishers, 1993.

Bacon, Tony. Totally Guitar: The Definitive Guide, Thunder Bay Press, 2004.

Denyer, Ralph. Toque: Curso Completo de Violão e Gutiarra. Rio Gráfica, 1983.

Pauleira : Paula Bifulco é luthier formada pela B&H Escola de Luthieria. Sagitário, gosta da cor roxa e seu ídolo nas guitarras é Brian Setzer. É do seu capricho no trato dos instrumentos musicais e da vontade de dividir seus conhecimentos que nasceu o blog pauleiraguitars.com



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COMENTÁRIOS

William Fukuda

7 de agosto de 2009


Aqui é o William … também estou seguindo o seu blog . Suas postagens são muito legais .
Abraço .

Adams

16 de outubro de 2011


Esclarecedor…valeu

mathias

14 de novembro de 2011


parabens!! me  ajude: gosto dos tibres de semiacusticas  e escalas  mais plana , apesar de ter strato (quero mudar) que quitarra solida vc,  me indica pata toca jazz, abs irmão

Pauleira

novembro 14th, 2011

Mathias tudo bem? Porque nao bolamos um modelo exclusivo? Pode ser uma semi sólida talvez!

TOM VARGAS

14 de fevereiro de 2012


Oi Paula, tudo bem?

Tenho uma Blues 3000 da tagima… o que posso fazer pra dar uma melhorada nela? comprei tarraxas vintage green da wilkinson… mas nao atentei para a furação… nao sei se vai caber… e… o som dela nao tem me agradado.. é meio fechado… tem como deixa-lo mais aberto?

abração!!! TOM

Pauleira

fevereiro 15th, 2012

Oi Tom, beleza?
Tarraxa vintage geralmente tem o eixo central menor que as blindadas…aí teria que fazer um enxerto para acertar as novas furações.
Quanto ao som, tente uma nova configuração de captadores de acordo com o estilo que você toca.
Os captadores da Malagoli são muito bons!
Abs

Felipe iankovski

26 de julho de 2012


ola tenho uma guitarra acústica, gosto muito do som dela, mas as vezes preciso de over drive, tem como reduzir a microfonia dela?

leonardo

26 de dezembro de 2012


ola pauleira bem que não te chamava assim na bh
eu fiz o curso de luthieria a uns 2 anos atras 
e stou fazendo uma acustica em cedro-rosa qual seria um tampo bom para ela

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