Manutenção

Hofner Violin Bass – The Beatles Bass

Hofner B-Bass Hi Series

O tão famoso baixo eletro acústico modelo violino, idealizado pelo Sr. Walter Hofner, tem seu sucesso quando o ex-Beatle entrou em uma loja de instrumentos em Hamburgo (Alemanha) – Steinway Musichaus – e pediu um modelo Hofner 500/1 para canhoto.

Com isso, Sr. Walter teve que colocar a galera da fábrica para trabalhar e muito do processo é feito manualmente!

Acompanhem a construção do Beatles Bass…

A Hofner hoje produz o Hi Series B-Bass (Ignition) desde 2010 na Indonésia e é deste modelo que trataremos alguns detalhes interessantes que até hoje trazem a referência dos anos 1960.

Madeiras do Corpo
Top: Spruce
Back: Flame Maple
Sides: Flame Maple
Sem bloco central

Madeiras do Braço
Maple/Faia/Maple

Escala
Madeira: Rosewood
Comprimento: 30″/76cm
Espessura do nut: 42mm
Numero de trastes: 22

Hardware
Captação Braço: Hofner Ignition Staple Nickel
Captação Ponte: Hofner Ignition Staple Nickel

Ajuste do tensor
Ponte de Rosewood para Archtop

Raio de 9,5″,  apoios individuais para as cordas, ajuste de altura e sem fixação no top. Por isso as fitas em volta, mantendo a mesma em seu devido posicionamento.

Controles

Confira como funciona a configuração dos controles do B-Bass:

E o esquema elétrico:

Captação

Os captadores, tanto braço quanto ponte são produzidos pela própria Hofner – Hofner Ignition Staple Nickel.

Behind the headstock - Tarraxas vintage
A busca pelo encordoamento perfeito...

Cordas Flatwound 4 cordas (calibre .045) para escala curta (30″) Daddario – o difícil foi encontrar! Mas deu tudo certo!

A instalação das cordas no cordal é super fácil...
... e não saem enquanto ainda estão sendo enroladas nas tarraxas.
Apoio das cordas nos saddles da ponte.

Aqui cabe uma observação importante: esses saddles (que nada mais são do que “mini-trastes”) correm por essas canaletas da ponte, o que facilita a centralização nos polos dos captadores, principalmente quando se muda o calibre de cordas.

Posicionamento da ponte

Com a afinação do instrumento, as cordas movimentam um pouco a ponte, então o jeito é conferir o posicionamento e fazer pequenos ajustes.

Ajustando os apoios das cordas com uma mini chave
Faltou apenas o escudo que ficou guardado nessa tour para mudar o visual

14 thoughts on “Hofner Violin Bass – The Beatles Bass

  1. Bah! guria eu estou construindo um baixo desses e tu me tirou um monte de dúvidas, parte elétrica e a ponte que eu to construindo, estava pensando que era colada e agora vi que não é.. valeu por essas informações todas. Um abraço.

  2. não sou luthier mas tenho um hofner contemporary black que está com as oitavas desreguladas e estou penando para ajustá-lo. qual a distância que deve haver entre o 12º traste e a ponte? é a mesma do 12º para o capotraste (ele tem o traste zero antes do nut)?

    sobre o tensor, eu fui descobrir aqui que ele tinha um! fica muito escondido…

    Parabéns pelo trabalho!

  3. Olá, Paula, meus parabéns pela postagem, que descobri faz pouco tempo… Tenho um baixo Hofner HI B-Bass e demorei muito a achar as cordas short scale, como a deste post. Consegui e ao tentar instalá-las, percebi que ficaram justas demais, como mostra a antepenúltima foto acima, Pergunto: seria assim mesmo, com a parte azul totalmente acima do capotraste? Fiquei receoso por conta da afinação e momentaneamente desisti de colocar as cordas. Mas estou louco para ouvir o som das flat wound! Obrigado!!!

  4. Olá, Paula, gostaria de saber se o braço e as escalas deste baixo são menores do que os convencionas? por exemplo : menor que um Fender jazzbass.

  5. Oi Paula tudo bem? Então, eu tenho um baixo violin só que Epiphone, gostaria de saber onde encontro esse encordoamento de escala curta, já procurei em todos os lugares e não achei, tem alguma dica? Obrigado

    1. Oi Paulo, ainda não tivemos que comprar este tipo de encordoamento. Normalmente quando são “itens fora do comum” os clientes já nos trazem e muitas vezes são comprados no exterior mesmo.

  6. Me ofereceram um Hofner HIBB bem barato, já que está com um rachado na junção do braço com o corpo e não dá afiniação. Tem como arrumar isto? Ficaria caro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *