Manutenção

Colando mais um headstock…

O difícil é catalogar as infinitas formas de se quebrar a “cabeça”.

Epiphone Custom Shop Limited Edition – Indonesia

É muito menos impactante quando recebemos um headstock angulado, quebrado no angulo certo…ou seja, na colagem caracol…lembram da Epiphone azul do Almo em Colando um Headstock Quebrado? Onde ambas as superfícies a serem coladas estavam relativamente retas?

Pois então…não foi este o caso: além de não ter quebrado na emenda ainda nos presenteou com uma superfície toda irregular!

Parte da frente do head
Parte traseira do braço
Parte traseira do head

Tivemos que suavizar algumas imperfeições que não tinham jeito mas mantivemos o formato interno pois, bem ou mal, as partes opostas de relevos e cavidades se completavam…

Meleca desordenada só para causar o medo!

Primeiro, fiz uma pasta de pó de madeira com cola para enxertar as partes que não possuíam complemento do lado oposto quando unidas para não termos um headstock também semi-acústico…tu tu pishhh!

Depois deixei cair o pote inteiro de cola nas partes, como podem ver! hehe E antes de unir as partes, tirei o excesso para não escorrer por toda a guitarra! Meu Jesus Cristinho!!!

Eu juro que só estou compartilhando isso com os mais íntimos, pois eu realmente, nos momentos de concentração, não lembrei de tirar foto de tudo!

Alinhado, centralizado, justificado e prensado…aguardando os momentos de tensão para ver se realmente ficou reto.

Na mosca! Lindo…só colocar as tarraxas e está pronto!

Olha que maravilha de acabamento! Perfeito! Mas como ainda precisava fazer as barrinhas de sustentação, resolvi dar um tapinha antes da pintura.

Agora complicou!

Aqui as cavidades das barras que vão ajudar a sustentação mecânica de um headstock fragilizado pela quebra. Só que, para nossa imeeeensa alegria, não conseguimos preservar o logo.

Jacarandá no reforço

Também colado com cola madeira.

Acabamento para a Music Kolor.

Quando achamos que estamos terminando de resolver todos os problemas, eles apenas estão começando.

Se tem algo que eu não costumo oferecer para os clientes é reaplicação ou aplicação de logos das marcas existentes no mercado. Tivemos a infelicidade do primeiro fornecedor não nos atender e ele já tinha esse logo. Mas infelizmente sumiu do mapa!

Headstock novinho

Refiz então o desenho do logo dessa Epiphone (o que não estava no cronograma mas também não poderia deixar sem resolver esta parte), e quem fez o decalque foi o Edu Fullertone Pickups que, diga-se de passagem, manda muito bem nesse quesito também além dos pickups.

Alguns dias na pressão das cordas para garantir o trabalho todo.

Novinho em folha!

E assim ressuscitamos mais uma guitarra – detalhe, mais uma Epiphone de cabeça quebrada!

20 thoughts on “Colando mais um headstock…

  1. Engraçado Paula, a minha guitarra aconteceu o mesmo, e ela é uma Epiphone da Indonesia também. A grande diferença é que a minha é uma Les Paul bem modesta pra estudante. Parabéns pelo trabalho! Me trouxe esperança:).

  2. tenho visto seus trabalhos que são postados por amigos e clientes. Te admiri duas vezes, uma por ser cautelosa com seus trabalhos e mostra dedicação e profissionalismo e, a segunda pois és a “segunda mulher” q

  3. Oi Paula!
    Ótimo trabalho… confesso que fiquei assustado quando vi aqueles canais cruzando a logo…rsrsrsr
    Queria te pedir um favor… estou restaurando (há varios meses) uma Golden dos anos 90 que é de um amigo meu e ele ama a guitarra. O headstock descolou e estava preso pelas tarrachas e quando fui retirá-lo perdi alguns pedaços que estavam sob a logo. Você poderia me indicar algum contato para que eu consiga um decalque dourado da golden?rsrsrs
    Obrigado!

  4. sempre a epiphone… meu ej160e john lennon caiu no chão e vraauu….headstock quebrado.

    pena que não tenho um luthier confiável, com trabalho limpo e rápido aqui no sul da bahia. mas vou ter que botar no estaleiro de qualquer jeito.

    pelo menos a quebra foi “simples” e tem boa área pra colagem.
    agora, esse pulo do gato com os reforços de jacarandá é ótimo.
    vou tomar coragem e entregar a belezinha pra alguém resolver meu problema.

    paula conhece algum colega aqui na bahia que possa fazer isso pra mim?

    ps.: parabéns pelo trabalho. acho que já vi seu site todo de frente pra trás e de trás pra frente. acho a luthieria uma arte linda e inspiradora. show!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *