Mini Upgrades que fazem a diferença

Olá pessoal!

Nem toda customização envolve transformar o instrumento por completo ou reconfigurar todo o seu timbre. As vezes, alguns toques simples podem fazer uma grande diferença na tocabilidade…e por vezes no visual também!

mini_upgradesO fosqueamento de um acabamento em verniz brilho na parte traseira do braço (ou na parte da pegada) faz diferença na hora de tocar. Deixa o braço com um toque mais suave e desliza que é uma beleza! Bom, pelo menos a maioria dos clientes Pauleira curtem bastante!

mini_upgrades1De repente é o que falta para melhorar sua performance musical! O fosqueamento do verniz brilho, apesar de deixar a superficie levemente mais aspera, ajuda a não atritar com o suor dos dedos…facilitando assim o frenesi pentatonico por exemplo.

mini_upgrades3Você mesmo pode fazer isso na sua casa. O grande segredo é ser cuidadoso, observador e caprichoso. Nas fotos anteriores, isolamos os shapes de transição para o headstock e para o corpo. Afinal era a região que nos interessava e também para termos um acabamento mais bonito.

mini_upgrades2O Blog Louco por Guitarra ensina muito bem este processo de fosqueamento! Alias excelente blog, lá tem muita informação bacana!

Você pode utilizar palha de aço, esponja de lavar louça, esponjas abrasivas…tudo vai depender da intensidade de fosqueamento de sua preferencia. Neste caso, eu utilizei esponja abrasiva + lixa + massa de polir n.2.

mini_upgrades5Outro detalhe que, no caso desta guitarra feita a mão pelo meu amigo Marcel, fez uma diferença bacana no visual foi o cover do tensor em madreperola e abalone (eBay).

mini_upgrades4DR Black Beauty: faz muita diferença!

A DR Strings é conhecida por fabricar cordas manualmente…sério. Eles trabalham artesanalmente por acreditarem que existe uma grande diferença entre cordas handmades e as enroladas por máquinas. E, segundo eles, quanto mais comparam os dois modos de confecção, mais sustentam a ideia desse tipo de produção manual.

Independente de ser black, cromo, rosa, neon…o timbre é realmente fantástico. É minha preferida! Não é das mais baratas, pelo menos aqui no Brasil, mas compensa investir numa oportunidade de gravação, por exemplo!

E por último, mas não menos importante, uma boa regulagem e limpeza do seu instrumento faz toda a diferença para que possa trabalhar, estudar, e usufruí-lo da melhor forma, na plenitude de todos os recursos que ele oferece!

4 thoughts on “Mini Upgrades que fazem a diferença

  1. Leonardo

    Oi Paula, boa noite! Você já aplicou esse processo no instrumento inteiro, deixando todo o corpo acetinado? Quais as cores mais indicadas para esse caso? Abração

    1. Pauleira

      Oi Leo, tudo bem?
      Sim já fiz isso em vários corpos.
      Só tem que tomar cuidado para não deixar as marcas de palha de aço ou esponja caso queria um bom acabamento: já fiz em preto, burst, azul, branco, verde, creme…
      Abs

  2. Paulo May

    Paulinha, minha querida musa inspiradora 🙂
    De vez em quando bate a saudade e passo por aqui para aprender e curtir um pouco. Hoje vi que citaste o blog – obrigado pelo carinho de sempre!
    Beijão!

    1. Pauleira

      Oiiiiii Paulo MAaay!! Tudo bem com voce?
      Sim, alem de citar quando alguem me pergunta algo eu já indico seu blog, sempre! Referencia para mim também!
      Beijos!

Deixe uma resposta

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled. Dispensar