Livros – “Guitar: A Celebration of Pure Mojo”

Para celebrar a inauguração da nova categoria de sinopses de livros no Blog da Pauleira apresento um pocket book – aqueles que simpatizamos logo de cara por serem menores e ainda mais por tratar de um assunto tão específico: guitarras!

Imagine-se andando pelos corredores das livrarias em busca de informações tão restritas nessa área e, de repente, encontra um livro pequeno porém diferenciado. Na verdade dois pois na sessão musical geralmente encontra-se todo o estoque já disposto nessas poucas prateleiras que nos interessam.

Agora imagine-se recebendo a indicação de um amigo, conhecido ou até mesmo daqui do blog para comprar o livro. Você procura até debaixo dos tapetes da internet e nenhum rastro do livro em território nacional.

Daí chega sua cunhada, numa sexta-feira de Happy Hour dizendo que esteve numa livraria passeando e encontrou este livro. Achou interessante e trouxe para você! Utopia né?! Primeiro que é difícil de achar tal exemplar. Segundo porque a filosofia do cunhadio é um pouco diferente dessa realidade!

E não é que isso aconteceu comigo?! Já havia sido indicada dessa literatura, mas nunca fui atrás. Um dia, do nada, ganhei da cunhada! Que, por mais estranho que isso possa parecer é uma pessoa super especial e sempre apoia as loucuras que acontecem no mundo Pauleira!

Chega de bla bla bla e vamos ao que interessa: além de pequeno tem muitas imagens!!! Não quero incentivar a preguiça da leitura e sim, para quem ainda não tem o hábito, tomar gosto pela mesma.

O livro apresenta muitas curiosidades, músicos que influenciaram a história através do timbre, marcas importantes no processo de evolução do violão e da guitarra, detalhes da construção de alguns instrumentos…

O que é mais interessante: ele resume muito bem essa celebração de puro “mojo” e serve como um guia de referências para músicos, luthiers, curiosos e interessados no assunto.

Este é o violão Santa Cruz Nouveau em comemoração ao 30º aniversário da empresa bem como a fabricação do décimo milésimo instrumento (dez mil instrumentos….certo Pasquale?). Vejam o zoom dos detalhes neste site! Muito interessante o trabalho feito com madeiras brasileiras (ou melhor, Brazilian Rosewood – Jacarandá para os íntimos) e toda arte inspirada no período Art Nouveau (início do século XX).

Robert Johnson. Ícone master da história do blues. O livro faz um breve relato sobre a lenda do músico ter vendido sua alma para o diabo em uma encruzilhada…Alías, tudo neste livro é um breve relato. O que instiga a curiosidade e busca por informações mais consistentes.

Algumas páginas exemplificam guitarras famosas como essa Gretsch Chet Atkins, enfatizando alguns detalhes importantes que fizeram muita diferença e as tornaram únicas.

Este museu impresso também ilustra instrumentos não ão antigos. Como a Kramer do Van Halen de 1984, mais conhecida como Frankenstrat. Famosa por combinar o som clássico de uma Gibson com o layout completamente Fender.

Essas são apenas algumas curiosidades e fatos deste pequeno exemplar.

São 500 páginas de muita informação que podem ser lidas tanto em sequência quanto aleatoriamente.

O detalhe é que o livro todo é em inglês e você só encontra se tiver muita sorte.

Fiz uma busca rápida por debaixo dos tapetes da internet e nas lojas aqui do Brasil não encontrei. Talvez se pedir para seu cunhado ou sua cunhada, tenha mais sorte nessa busca ensandecida.

De qualquer forma, é uma literatura que eu indico e que atualmente utilizo como referência em minhas pesquisas e criações.

Guitars A Celebration of Pure Mojo

Autor: David Schiller
Edição/Impressão: 2008
Páginas: 520
Editor: WORKMAN PUBLISHING
ISBN: 9780761138006
Idioma: Inglês

5 thoughts on “Livros – “Guitar: A Celebration of Pure Mojo”

  1. Diego

    Fala Paulera, sou um novo leitor assíduo do teu blog. Muito bom o livro hein, nessas horas vemos a necessidade de saber inglês! Abraço

    1. Pauleira

      Oi Genteeee!!! Valeu pelas indicações! Assim não precisamos pedir nada para nenhum cunhado rsrsrsrsrs
      Um abraço a Todos!

  2. Rafael

    Olá Paula… primeiramente parabenizo seu trabalho aqui no blog, que é excelente.

    Olha, dou uma dica de um livro fantástico, que é uma enciclopédia de guitarras…

    Electric guitar: the illustrated encyclopedia

    * São mais de 1200 fotografias, abrangendo 128 fabricantes do mundo inteiro (contando a história de cada um, guitarristas que usaram seus modelos…). Livros fantástico, sem igual!

    Só tem um livro aqui no Brasil… lá no Mercado Livre.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214469870-guitarra-electric-guitar-the-illustrated-encyclopedia-_JM

    Abração!

Deixe uma resposta

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled. Dispensar