Parafinando Cover de Captador

35



Apresento a vocês os captadores que serão instalados na Les Paul Begins: HH777 Realbucker (braço) e HH777 Hellbucker (ponte). Com covers cromados e customizados especialmente para este projeto.

Mas como grudar a “capinha” no captador? Isso é o que veremos neste tutorial onde a parafina resolve todos os nossos problemas!

Após me informar sobre como poderia unir as duas peças, fui em busca de profissionais do artesanato com equipamentos de confecção de velas.

Camilla Monteiro: além de uma super amiga também trabalha com comunicação, design, marketing, artesanato e eventos! Juntamos tudo isso e marcamos um Happy Hour como desculpa para derreter a tal da parafina.

Todo cuidado é sempre bem vindo. Forrar o fogão com papel alumínio é algo simples e que evita bastante trabalho no futuro.

Banho Maria. Esta é a primeira fase do trabalho.

Este método é antigo e funciona até hoje em diversas áreas. O fato é que tal procedimento faz com que a parafina derreta uniformemente.

1. Na panela maior, enchemos de água até a metade. Ou a quantidade suficiente para a panela menor (de dentro) não encostar no fundo da maior.

2. Na interna, colocamos a parafina. Que é vendida por kilo.

Não se assustem com a quantidade pois estávamos com outras atividades além do parafinamento dos covers cromados. Para o trabalho do captador, usamos muito pouco do material.

Utilizamos o termômetro para controlar a temperatura.

Mas por que a utilização da parafina para colar o cover no captador?

A parafina é um material isolante, bastante utilizado em eletrônica. Alguns covers são presos por soldagem. Outros utilizam esse método da parafina. E ainda tem os que possuem ambos principalmente quando o captador é parafinado e logo em seguida é soldado o cover de metal.

Camilla Monteiro e Tulio Tallini conferindo o derretimento da parafina e tentando entender o que ia acontecer depois.

Neste momento a parafina já está líquida. 90 ° de temperatura.

Tem que ter muita paciência. Espera-se muito para ela aquecer e também para esfriar na temperatura desejada.

Aí entra outra questão: qual a temperatura ideal?

Fizemos um teste a 60°…ficou um pouco dura.

Depois aumentamos para 70° e foi uma temperatura boa para a parafina não ficar muito grossa e conseguir segurar o humbucker do Batman.

Com uma concha despejamos uma quantidade que não fosse tão pouca nem exagerada. Metade da profundidade do cover foi o ideal.

Assim que a parafina foi aplicada nas capinhas já ajeitamos os captadores dentro dela. Sem muita pressão para não afundar ele todo e não encostar os polos na parte metálica do cover. E também para não marcar a chapa customizada.

Claro que, ocorre o vazamento da parafina quando se mergulha o captador no recipiente metálico mas aí é só retirar os excessos depois de esfriar o material.

Medindo os pickups para verificar se houve alguma alteração…só para desencargo de consciência e teste científico!

Captadores devidamente encaixados em seus covers aguardando a secagem total.

Essa é uma atividade relativamente fácil. Eu colocaria como um tutorial de nível médio pois envolvem alguns cuidados, principalmente com o manuseio da parafina. Pois no contato direto com a chama do fogão pode pegar fogo durante o derretimento.

Esse procedimento é feito também com o derretimento de vela. O único problema é derreter a quantidade suficiente e essa quantidade estar por igual na mesma temperatura no momento de colocar o captador.

Enfim, existe o lado negro da força mas resolvi seguir por este caminho…

Vamos ver, na instalação da parte elétrica, se esse método gera algum contratempo!

Pauleira : Paula Bifulco é luthier formada pela B&H Escola de Luthieria. Sagitário, gosta da cor roxa e seu ídolo nas guitarras é Brian Setzer. É do seu capricho no trato dos instrumentos musicais e da vontade de dividir seus conhecimentos que nasceu o blog pauleiraguitars.com



ANÚNCIO: Produtos Pauleira 2014
COMENTÁRIOS

luizzeross

1 de setembro de 2011


Nhammm… primeira vez que vejo fazer isso com parafina. Não sabia dessa forma aí não, pois todo captador com capa que eu olhava por baixo, tinha solda soldando a parte metálica (berço) do captador às bordas da capa…

André Corradi

1 de setembro de 2011


Grande tutorial! Parabéns pelo trabalho, os caps ficaram demais…E obrigado por mais um exelente post ilustrando o processo.
abs

Mauro Tanaka

1 de setembro de 2011


Caramba! Ficou muito legal esse cover personalizado ein?
Parabéns!!

fuviometal

1 de setembro de 2011


boa .. esse e o mesmo metodo para parafinar captador?.(mergulhar pra tira os apitos?)

Pauleira

setembro 1st, 2011

Não exatamente esse mesmo método, pois o captador é mergulhado todo na parafina.
Abçs
Paula

fuviometal

1 de setembro de 2011


vlw

Julio Rinaldi

1 de setembro de 2011


Providencial Paula! Providencial! Eu estou justamente querendo colocar covers em dois caps para a SG que estou terminando e estava com medo de “meter a mão na massa”, mas agora vejo q é possível e não é tão difícil como eu imaginava. Se o cover for aquele modelo que tem a passagem para os parafusos, é o mesmo esquema?

Julio Rinaldi

1 de setembro de 2011


Outra coisa: E esses covers personalizados, ficaram caros d+?

Pauleira

setembro 2nd, 2011

Oi Julio! Esse foi um primeiro teste…não nem saiu caro! Não sei se foi por ter sido um teste…mas a principio não! hehe

fuviometal

1 de setembro de 2011


isso tava m referindo a diluiçao da parafina..rsrsrsrsr… ñ deixei claro no comentario anterior, foi mal…ops,,

Sonei

1 de setembro de 2011


Eu tenho muito que aprender. . . Já trabalhei com velas e jamais atinei para essa aplicação da parafina. . . oba! Win Wenders & Aprendenders.
Ia fazer uma pergunta relacionada à temperatura das partes envolvidas mas, deixa pra lá. Parabéns pelo projeto Begins! No fim, tudo é uma questão de acabamento – olha esse cover!

Gilmar

1 de setembro de 2011


O Cover ficou demais com o logo do Batman. Parabéns Paula.

Sidney Lima

2 de setembro de 2011


Pauleira, como sempre esse é mais um ótimo tutorial!!! Muito bem redigido e devidamente ilustrado. :-)

Me tira uma dúvida: O fato de essa capa (muito legal, por sinal!!!) não ter os furos pra passagem dos parafusos dos caps não interfere no timbre final?

Parabéns, e seguimos esperando o final da saga!

Pauleira

setembro 2nd, 2011

Oi Sidney!!!! Que bom que gostou!
Olha, eu ainda não sei te responder essa pergunta…vamos ver nos testes!
Um abraço

Diego

3 de setembro de 2011


Muito Bom!
obrigado por compartilhar!
esses caps ai irão ficar quase imunes a microfonia e ruidos, acho
que da pra soldar o “berço” na capa metalica pra ter contato ao “terra” ficaria com uma blindagem muito boa
parafina+gaiola de faraday= ruido zero
Abraço!

Álvaro

6 de setembro de 2011


Paula, e se um dia for preciso remover o captador da capinha?

Pauleira

setembro 20th, 2011

Oi Alvarinho….aí eu te chamo para tomarmos uma cerveja, derreter a parafina da capinha e fazer a matéria no BLOG hehehehe. Mas acho que ir soltando aos poucos e com cuidado com uma espátula resolve….talvez tenha que ter uma certa paciência, mas ainda não passei por essa fase! =D
Beijos!

Pedro

9 de setembro de 2011


Sempre com ótimos tutoriais .                                                                                                      Sou muito curioso ,e estou tentando fazer uma guita handmade ,sabe onde eu posso encontrar o shape da SG ou Tele?                                                            Muito Obrigado                                                                                                                                                                      Abraços e Rock ‘n’ Roll

Pauleira

setembro 10th, 2011

Oi Pedro, tudo bem? Shapes são difíceis de encontrar, só nas plantas mesmo ou por imagens a traço ou fotos você também pode arriscá-los!
Obrigada, um abraço e muito Rock`n Roll

Sávio Parente

14 de outubro de 2011


Olá, muito bom seu blog, comecei a seguir a pouco tempo mas tem sido de muito aprendizado. Mas tenho uma pergunta, (ou talvez mais, hehehe), se a parafina é um material isolante, ele não atrapalharia na captação visto que ficará uma leve camada entre os covers e os polos? Outra pergunta, o calor transmitido no processo não danifica em na o cap? ou a parafina que penetrar neste, não atrapalharia o campo magnético dele? Abraços!

Pauleira

outubro 15th, 2011

Oi Savio. Obrigada por acompanhar o blog.
Os captadores recebem um banho de parafina na fábrica. Sao mergulhados na parafina….para isso tem a temperatura e o tempo certos.
Utilizamos uma camada fina apenas para segurar o cover náo a ponto de atrapalhar o campo magnetico….pode haver uma certa alteração mas não a ponto de causar a sensaçao de estranhamento….veremos no teste.
Abçs
Paula

  • Pingback: Les Paul Begins: Ficha Técnica | Pauleira Guitars

  • Emerson Pavan

    28 de janeiro de 2012


    Fico claro aqui que o propósito éra apenas de fixar a capa metálica no captador, mas a função deste trabalho seria a SUPRESSÃO DE MICROFONIA. É muito mais complicado e bem menos “estético” este processo, pois antes de mais nada a microfonia é gerada pela vibração dos fios da bobina que devem estar muito bem resinados, o que não acontece nem mesmo com muitos fabricantes renomados deste tipo de componente, basta retirar a fita que envolve o enrolamento da bobina para que se verifique o que estou dizendo.
    Depois disso se ainda houver microfonia que pode sim ser causada pela capa metálica do humbucker entramos num outro processo,que requer ferramenta de controle de temperatura na fundição da parafina enquanto ela é aplicada. Outra coisa, parafina não isola campo magnético, pode sim isolar o circuito interno de cancelamento de ruído no caso dos humbuckers com ou sem capa metálica, mas isto já é outra história. Abraços!!!

    Wendel

    9 de junho de 2012


    Olá Paula
    gostaria de saber se é possivel fazer este mesmo procedimento só que usando silicone líquida!
    Fico agradecido pela ajuda!

    abraços

    Jimmy

    9 de julho de 2012


    Queria saber se essa temperatura (70 graus celsius) pode danificar a parte plastica do acabamento do captador, tipo deformar, derreter…o que me diz?

    Pauleira

    julho 10th, 2012

    Oi Jimmy, quando fiz essa experiência isso não ocorreu. As fábricas de captadores mergulham os caps na parafina…então de alguma forma o cap já foi exposto a alta temperatura. Neste caso deu tudo certo…colocarei no ar sobre retirar os covers dos captadores e você verá que o mesmo foi colocado com parafina e a parte plástica está intacta! Daí podemos avaliar, certo?
    Um abraço

  • Pingback: Tirando cover metálico do captador | Pauleira Guitars Luthieria

  • Rogger

    21 de março de 2013


    Paula, bom dia. Estou para trocar a capa dos meus captadores, e vi seu metodo e achei bem interessante, mas fica a duvida: a parafina “isolando” os poros do captador, não vai interferir no resultado final ? ja que os polos não terão tanta captação das cordas ? Obrigado.

    Pauleira

    março 29th, 2013

    Sim, influencia! Abs

    bruno

    18 de outubro de 2013


    os meu captadores são dimarzio paf pro braço e super distortion ponte, queria colocar um cover aberto em cima tipo esse:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-507599642-captador-spirit-humbucker-lga-alnico-halftone-p-guitarra-_JM#questionText

    será que vai mudar o som?

    Pauleira

    dezembro 2nd, 2013

    Nunca fiz o teste do antes e depois com este cover…não sei te dizer!
    Abs

    bruno

    18 de outubro de 2013


    pra colocar vc tem que soldar em baixo ou não precisa?

    Pauleira

    outubro 21st, 2013

    bom eu soldei…geralmente estes covers são soldados…

    Glauco Fulco

    13 de março de 2014


    Suas dicas são ótimas!!!  Parabéns Paula!!!
    Aqui vão algumas experiências que eu, humildemente ja tive:
    - Para retirar o cover preso só com a parafina você pode se usar um secador de cabelos diretamente na parte cromada que não irá queimar fios ou derreter o plástico do Captador;
    - Eu já derreti/deformei um DiMarzio Super Distortion qdo mergulhei na parafina quente demais (O banho Maria tem a temperatura aproximada);
    - A parafina só muda o timbre na questão da microfonia: Não perde nenhuma frequência;
    - O cover fechado, o que não deixa aparecer os parafusos, interfere nos agudos, deixando levemente mais abafado e te impossibilita a regulagem de altura individual dos polos;
    - Os ruídos reduzem drasticamente qdo o cover é soldado na base e a mesma está aterrada.

    Perdoem a intromissão, mas adorei as perguntas e as dicas 

    Um abraço a todos

    Pauleira

    março 31st, 2014

    Muito bom! =D
    Obrigada!
    Abração Glauco

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>